Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vereadores se reúnem com produtores do travessão 3 no Distrito União do Norte

  • Publicado em 20/07/2018

Fonte: Assessoria

Autor: Newton Afonso

Imagem Principal da Notícia

Autor da Foto: Assessoria

A recuperação das estradas do interior do município continua sendo o principal gargalo da administração municipal. Muitas são as reivindicações recebidas por parte dos Vereadores neste sentido e levados ao Poder Executivo, mas que continuam sem solução.

 

Uma destas reivindicações diz respeito a estrada que da acesso as comunidades do travessão 3, que solicitou uma reunião com o presidente da Câmara, vereador Paulo Cezar Dendena  (MDB) e Ambrosio Carvalho (PTB).

 

A reunião aconteceu no sitio do Senhor Nego Manica que juntamente com outros produtores apresentaram aos Vereadores as necessidades de recuperação urgente da estrada e da abertura de uma estrada fundiária ligando o travessão 3 ao travessão 2.

 

Segundo estes moradores e produtores, o problema não é de agora, e a reivindicação vem sendo feita ao Poder Executivo a muito tempo, mas nenhuma providencia foi tomada no sentido de recuperar a estrada. Este ano nem mesmo um serviço paliativo foi feito para amenizar o problema e dar condições de trafegabilidade na estrada para que eles possam retirar sua produção com segurança. Há estrada, pontes e bueiros não dão segurança para retirada da safra e recebimento de insumos.

 

O produtor Leandro Manica, disse que a presença dos Vereadores veio em boa hora e que a partir desta reunião o serviço possa ser realizado solucionando assim um problema que se arrasta por vários anos. Ele argumentou que a recuperação da estrada não ira beneficiar apenas os moradores do Travessão, mas todos os produtores de travessões próximos e até mesmo atrair novos investidores.

 

O vereador Ambrósio Carvalho, disse que esta foi uma das suas primeiras reivindicações, através de indicação e requerimento ao Poder Executivo ainda no inicio do mandato em 2017, mas que até hoje não foi atendido. Ambrósio disse que ao longo do ano esteve por varias vezes reiterando o pedido e se reunido com o Secretario de Obras levando a reivindicação dos moradores. Ambrosio aponta ainda que as terras na região do travessão 3 são uma das melhores da região, mas sem estrada a produção pode ficar totalmente perdida. Com relação a abertura de uma estrada fundiária ligando ao travessão 2, Ambrósio disse que essa é uma reivindicação antiga, e que existe uma que foi aberta pelo Incra ainda quando da abertura do assentamento, mas que ao longo dos anos ficou abandonada e intransitável.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Dendena, disse que a reivindicação é antiga e que já se passaram três meses do período de estiagem e até agora nenhuma ação por parte da Prefeitura foi feita para garantir o direito de ir e vir dos moradores do travessão 3.

 

Paulo Dendena disse ainda que durante a viagem até o local da reunião foi averiguado in loco o abandono em que se encontra a estrada, pois em alguns pontos houve extrema dificuldade para passar com o veiculo em função dos buracos causados pela erosão.

 

O Presidente do Legislativo disse que a Câmara e todos os Vereadores estão empenhados na busca de recuperação desta estrada e que após esta reunião ira levar o material colhido durante o trajeto para mostrar ao Prefeito e ao Secretário de Obras  a dificuldade encontrada pelos produtores para garantir a retirada de sua produção.

 

Durante a reunião foi falado ainda, da disposição das mineradoras que estão trabalhando naquele travessão em ajudar na recuperação da estrada, mas que em nenhum momento houve uma resposta por parte da Administração Municipal em dar sinal verde para que a parceria pudesse ser levado a efeito e dar inicio a recuperação da estrada.

 

Paulo Dendena disse que este e outro ponto a ser discutido e que vai marcar uma reunião com os diretores destas empresas para poder intermediar esta parceria Publico Privada.

 

Quando a abertura de uma estrada fundiária ligando o travessão 3 ao travessão 2, Paulo Dendena propôs um trabalho em regime de mutirão para garantir rapidez no trabalho.

Reunião