Vereadora Zal se reúne com servidores do CAPS
Fonte: Assessoria
Autor: Assessoria
Autor da Foto: Assessoria
A Vereadora Izolina Vacaro – Zal Vacaro – (PODEMOS) esteve visitando a Unidade do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS -, onde se reuniu com servidores. O objetivo da visita foi o de buscar informações sobre o funcionamento e as necessidades da Unidade visando melhorias no atendimento e na estrutura do órgão.
Em reunião com a Coordenadora da Unidade, a Assistente Social, Gilmara, a Vereadora questionou quanto ao atendimento dos pacientes do Distrito União do Norte, Segundo a Coordenadora esses pacientes são atendidos a principio na Unidade de Saúde (PSF) da Comunidade e nos casos mais graves encaminhados para a Unidade do CAPS na sede do município, onde recebem atendimento adequado a cada caso e tem acompanhamento dos profissionais como médicos, psicólogos e Assistente Social.
Sobre a questão da distribuição de medicamentos foi relatado que alguns medicamentos são fornecidos no próprio CAPS, de acordo com a prescrição medica.
Os Servidores relataram a necessidade de um veiculo automotor, que seria fundamental para o atendimento e acompanhamento domiciliar do paciente, quando a equipe da Unidade no sentido de estar mais presente no acompanhamento dos usuários.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é uma unidade específica para atendimento a usuários com transtornos psiquiátricos e pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A unidade é responsável por organizar e regular a rede de atenção em saúde mental. O serviço comunitário funciona com porta aberta e de forma substitutiva aos hospitais psiquiátricos e tratamento via internação.
O Caps dispõe de uma equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e acompanha os usuários com transtorno mental grave ou persistente e pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Entre esses profissionais estão terapeutas ocupacionais, enfermeiros, musicoterapeutas, educadores físicos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, artistas cênicos e arte terapeutas, além de trabalhadores administrativos e de apoio.
Participaram da Reunião, além da Coordenadora e Assistente Social Gilmara, o Médico, Clinico Geral, Dr. Rafael, a Psicóloga Simone e a enfermeira Aniely.
Mais Notícias