Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vereadora Josivânia comemora contratação de Neurologista

  • Publicado em 05/02/2014

Fonte: Assessoria - PAZ

Autor: Assessoria - PAZ

Imagem Principal da Notícia

Autor da Foto: Assessoria

A vereadora Josivânia Amorim (PR) comemora a inserção da especialidade médica de neurologia no atendimento regionalizado do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Peixoto, que por sua vez abrange os municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte e Novo Mundo.

 

O consórcio de saúde fez a contratação do Médico Neurologista, Dr. Luiz Afonso Dias Matos – CRM nº 5702 --- que atenderá neste primeiro semestre mais de 250 pacientes das cidades mencionadas.

 

De Peixoto de Azevedo serão 76 pessoas atendidas nesta especialidade nos dias 13, 14 e 15 de maio no consultório instalado no Hospital Municipal de Matupá.

 

Segundo a vereadora Peixotense, Josivânia Amorim, existe uma fila de espera com mais de 300 pacientes que aguardam a consulta médica e exames neurológicos desde setembro de 2012 e a contratação deste profissional dará celeridade a este processo.

 

As doenças que a neurologia mais trata são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebrovasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

 

“Fomos os interlocutores da população ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores para solicitar da Secretária de Saúde e do Prefeito Municipal de Peixoto de Azevedo o gestionamento junto às prefeituras consorciadas para viabilização da especialidade médica, já que a deficiência era comum para os cinco municípios. Anteriormente o atendimento era possível na rede privada ou em hospitais polos do estado de Mato Grosso, com enfrentamento de uma extensa fila de espera e gastos com transporte e estadia”, lembrou a vereadora Josivânia Amorim.

 

O atendimento regionalizado será diante do número per capita de habitantes e serão três dias/mês em cada município, sendo:

 

Fevereiro/Guarantã do Norte – 80 Pacientes

Março/Matupá – 38 Pacientes

Abril/Novo Mundo – 18 Pacientes

Maio/Peixoto de Azevedo – 76 Pacientes

Junho/Terra Nova do Norte – 38 Pacientes