Seção de atalhos e links de acessibilidade

Plenário pode votar hoje projeto que regulamenta criação de novos municipios

  • Publicado em 22/05/2018

Fonte: Câmara dos Deputados

Autor: Da Redação

Imagem Principal da Notícia

Autor da Foto: Luis Macedo

Na pauta de votação desta terça esta o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil. A matéria teve o regime de urgência aprovado na última quarta-feira (16) e precisa do apoio de um mínimo de 257 deputados. Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.

 

Segundo o texto, originário do Senado, os plebiscitos realizados até 31 de dezembro de 2013 e os atos legislativos que autorizam sua realização serão validados para dar prosseguimento aos casos pendentes.

 

Além de plebiscito, o projeto prevê a realização de estudos de viabilidade com vários critérios financeiros, um número mínimo de habitantes no novo município e uma quantidade mínima de imóveis.

 

O texto é igual ao do PLP 397/14, um dos dois projetos vetados anteriormente pela então presidente Dilma Rousseff.

Câmara Federal