Imprensa Vereadores e Prefeito se reúnem com Caciques que pedem abertura de estrada

05/10/2021 às 15:26

Um grupo de Caciques liderados pelo Cacique Raoni, esteve reunido com o Prefeito Mauricio Ferreira de Souza (PSD), o presidente da Câmara, Evandro Kommers (MDB) e os vereadores Rosangela de Matos Dias – Zinha – (PSD) e Caçula (PSD). Ao dar inicio a reunião o Cacique Puiu colocou que a reunião era para debater a questão da abertura da estrada de acesso a Aldeia Metukitire, ligando a MT-322.

Os Caciques expuseram os motivos da necessidade de abertura desta estrada, colocando que já existe pelo menos 10 quilômetros aberta, mas que o restante ainda é preciso fazer a picada para delinear e após fazer a abertura. Entre os motivos elencados e da necessidade de abertura foi citado que hoje para se chegar a Aldeia e preciso navegar pelo Rio Xingu cerca de 2 horas em barcos e que em caso de problema de saúde a demora para chegar até um centro hospitalar e demorada o que pode causar danos maiores ao paciente.

O Prefeito após ouvir atentamente os seus interlocutores disse que o primeiro passo e abrir a picada, o que deve ser feito pelos próprio Índios para traçar a rota da estrada. O segundo passo seria uma reunião com o Presidente da Funai em Brasília e com o Presidente do IBAMA para que o município possa ser autorizado a abrir a estrada por se tratar de área de reserva indígena e de preservação.

Após um longo tempo de diálogo, e com a intervenção do Presidente Evandro e os vereadores Zinha e Caçula, ficou acordado que a estrada seria aberta, mas como a região já se encontra em período chuvoso, as obras devem ter inicio no ano que vem.

Em outra discussão, os Caciques chamaram a atenção para uma solicitação que eles vêm fazendo já a algum tempo, que é a Criação de uma Secretaria de Assuntos Indígenas. Segundo eles, todos os municípios onde existem reserva, já criaram a Secretaria ou um Departamento e que Peixoto de Azevedo, mesmo com os constantes pedidos e reuniões ainda não atendeu a essa demanda que é de extrema necessidade para as etnias que tem suas reservas na área do município.

O presidente da Câmara, Evandro Kommers, disse que a Câmara, a partir do momento que o Poder Executivo, a quem cabe elaborar o projeto, encaminhar ao Legislativo será analisado, discutido e possivelmente aprovado. Mas lembrou ainda que todo o processo de elaboração do Projeto e de tramitação na Câmara, leva tempo e para que possa ser colocado no orçamento para 2022 já não há tempo hábil, uma vez que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentaria para o ano que vem já esta em tramitação na Câmara.